óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

A importância dos Óculos de Sol

Em 01.10.10 às 14:30
O objetivo dos óculos de sol é proteger os olhos dos raios solares, pois geram lesões oculares, e de forma gradual podem causar a perda total da visão, e a formação de catarata.

Existem três tipos de radiação: UVA, UVB e UVC. O UVC tem uma parte absorvida pela camada de ozônio, mas como a camada de ozônio tem diminuído, mais este raio chega até nós, este é o raio responsável por câncer nos olhos, a chamada catarata. Já o UVA é o que compõe a maior parte da energia ultravioleta do esprecto solar, mas o que é realmente prejudicial é o UVB, responsável pelas queimaduras, câncer de pele e lesões oculares. Portanto, é contra ele que devemos nosA importância dos Óculos de Solproteger, por isso a importância do uso de protetor solar, óculos de sol, chapéu, assim como o cuidado de não se expor diretamente ao sol no horário em que os raios solares estiverem mais intensos.

Os mecanismos de agressão dos raios UV podem ocorrer de duas principais formas:

1.Fragmentação Molecular: as proteínas, enzimas e ácidos nucléicos, tem em sua estrutura ligações duplas alternadas que acabam se rompendo por ação das radiações.

2. Criação de Radicais Livres: as radiações são absorvidas pelas moléculas pigmentadas, e isso provoca o aumento do nível de energia e a produção de radicais livres, que possuem a capacidade de romper as membranas celulares. Para que essa reação aconteça, são necessários três tipos de componentes: uma molécula que absorva luz, oxigênio e uma radiação.
Tipos de problemas a curto e longo prazo

As lesões provocadas pelas radiações, podem ser a curto e longo prazo:

Entre as de curto prazo, existem as queimaduras palpebrais que muitas vezes não é considerada tão importante, mas as pálpebras tem um papel fundamental na função visual, e podem desenvolver um tipo de patologia tumoral se for demasiadamente exposta. Outro tipo de lesão dessa classificação e a mais grave, é a queimadura solar da córnea (fotoceratite), que tem como sintomas a dor que se intensifica na presença de luz, e a diminuição da acuidade visual, que é transitória.

As lesões a longo prazo, são as alterações da transparência do cristalino, facilitando o surgimento de cataratas, dependendo da quantidade de exposição aos UV, e a degenerescência macula, que é ligada à idade, é uma doença que atinge a porção central da retina, podendo resultar na cegueira.


Fique atento!
Óculos de Sol - Sua importanciaCom a função de proteger os olhos, o óculos não pode servir apenas como um acessório, e deve ter lentes que filtrem 99 a 100% da luz ultravioleta, lentes mais escuras não significam maior proteção. Dessa forma, é importante ressaltar que óculos falsificado não possui essa proteção, pelo contrário, eles prejudicam os olhos e geram lesões. Lembre-se, o barato sai caro, o olho possui alguns mecanismos de defesa natural, mas ao usar lentes falsificadas essa defesa é inibida, dando abertura para diversos problemas, pois a pupila dilata em vez de diminuir diante da claridade, aumentando a penetração dos raios solares.

O uso dos óculos de sol não é somente no verão onde a exposição é direta, é importante usá-lo também no dia-a-dia para evitar problemas futuros, até nos dias em que o sol não aparece, pois a luminosidade também é prejudicial. Para as pessoas que já acostumaram usar óculos a todo momento, é extremamente difícil sair na luz sem óculos, mesmo sem sol, pois os olhos criam uma certa sensibilidade.


Para evitar e/ou reduzir problemas como dores de cabeça, enxaquecas e fotofobia, são indicadas as lentes de cores que provoquem pouca distorção da visão e das cores, como a lente marrom, cinza e verde.
Dica: A qualidade de um óculos vai muito além da proteção UV, veja um artigo que fala mais detalhadamente sobre raios nocivos UV.

fonte: Kerdna

Related Posts with Thumbnails





2 Comments | Comment »

  1. Sara Ferreira comentou:
    Em 10-13-2010 às 02:24
    Reply

    Eu não usava óculos escuros, depois que descobri a importância, passei a gostar e se tornou um vício haha, muito bom o blog, beijos

  2. luiz santos comentou:
    Em 10-3-2010 às 23:41
    Reply

    eu uso óculos, achei muito legal este blog. legal memso

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella