óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

A maioria das pessoas terá catarata, diz médico

Em 07.04.11 às 17:56

O oftalmologista Tony Catanhede conduz  um caso médico incomum: na cidade de Campo Maior, Piauí, 15 irmãos passaram por cirurgia de catarata feita por ele – que afirma já estar se preparando para a operação do décimo sexto irmão. Essa enfermidade se caracteriza por uma visão embaçada ou enevoada,  porque faz com que os raios de luz não sejam plenamente captados pela retina.

De início, esse curioso histórico familiar de catarata parece tão somente um problema genético. No entanto, Catanhede afirma que o principal fator de indução da doença nos 16 irmãos pode ser ambiental.  “Aqui em Teresina (capital do Piauí), por conta da nossa característica climática, é realmente muito difícil alguém não ter catarata. A exposição solar leva a isso”, explica.

O fator mais conhecido para o aparecimento da doença, porém, ainda é a idade. Desse modo, levando em conta a combinação de envelhecimento e fatores climáticos, o médico defende que praticamente todo mundo terá, um dia, de passar por uma cirurgia para correção da catarata.

A maioria das pessoas terá catarata, diz médico

Usar óculos ajuda a prevenir catarata

Essa conhecida doença ocular pode congênita ou adquirida. É ocasionada por diabetes, inflamações internas do olho, socos ou batidas nos olhos, ou até mesmo pelo uso contínuo de colírios sem indicação e acompanhamento médico especializado.

A boa notícia é que a catarata pode ser prevenida com alguns cuidados simples:

•  Não consumir álcool ou drogas.

• Não usar colírios fora do prazo ou sem receita de um oftalmologista.

• Consultar o oftalmologista sempre que notar alguma alteração ou inflamação nos olhos, bem como após sofrer algum acidente que afete a região.

• Proteger sua visão dos raios solares com óculos de sol de qualidade.

Todos esses cuidados simples são eficazes na prevenção da catarata. Vale acrescentar que, em adição à cirurgia, atualmente existem lentes intraoculares que facilitam o enfrentamento do problema.

Além disso, mesmo que um dia você tenha de passar por uma cirurgia, lembre que o procedimento é bastante difundido e praticado no Brasil.  Você pode enfrentá-la sem medo!

Fonte: Portal da Oftalmologia / Jornal O Dia

 

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella