Horário de verão pode prejudicar a visão

O horário de verão iniciado no dia 21 de outubro, pode afetar a qualidade do sono e prejudicar a saúde de 4 em cada 10 brasileiros. Isso porque, este é o índice da população que sofre de insônia e pode ter agravamento do distúrbio por conta da mudança de horário.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a luz sincroniza o relógio biológico que responde por todas as funções do nosso organismo. “É isso que explica, por exemplo, porque uma pessoa com catarata, opacificação do cristalino que torna a visão embaçada, tem mais propensão a entrar em depressão”, afirma.

O bloqueio da entrada da luz até a retina no fundo dos olhos, compara, faz o portador viver dias cinzentos de inverno, independente da estação do ano. “Está comprovado que a baixa luminosidade nos países nórdicos durante o inverno aumenta a chance de surgir depressão”, comenta. “A boa saúde depende da sincronização de nosso relógio biológico com a claridade do sol e a escuridão noturna”, afirma.

Por isso, pessoas com grande dificuldade de adaptação ao horário de verão têm comprometimento das funções biológicas que são iniciadas na retina pela captação de luz.

Hormônios da noite

O oftalmologista afirma que a produção de alguns hormônios é maior durante a noite em ambientes escuros. O horário em que ocorrem varia de acordo com o organismo de cada pessoa.  Este é o caso da melatonina e do hormônio do crescimento que têm função de regular o metabolismo. Só para se ter uma ideia da importância desses  hormônios, o médico diz que a melatonina é um antioxidante duas vezes mais potente que a vitamina E.

Por isso, protege os olhos das duas principais causas de cegueira – catarata e degeneração macular (perda da visão central) decorrentes do envelhecimento. O especialista destaca que outros efeitos da melatonina sobre a saúde são a melhora da qualidade do sono, redução do risco de enfarte, combate ao estresse e aos micróbios.

Já o hormônio do crescimento (GH), comenta, contribui com a formação dos tecidos e estimula o sistema imunológico. Por isso, está associado à proteção contra o câncer.  Protege todo o organismo, inclusive os olhos, de outras doenças infecciosas, como por exemplo, a conjuntivite.

Estresse

Queiroz Neto afirma que a dificuldade de adaptação ao horário de verão por causa do agravamento da insônia eleva a produção do cortisol e adrenalina, hormônios que mantêm o estado de vigília.

O excesso de adrenalina, explica, aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, fatores de risco das doenças cardiovasculares. Já a maior produção de cortisol causa ganho de peso, glicemia e colesterol alto. Para os olhos, comenta, o maior perigo está no aumento do cortisol e do colesterol.   Podem  ocluir os vasos da retina e impedir que os nutrientes cheguem à membrana. Em logo prazo, esta alteração leva à degeneração da retina.

Para driblar efeitos Nocivos

O médico diz que muitos pacientes afirmam que quando perdem o sono vão para o computador. É um erro, comenta, porque a luz do monitor aumenta a produção dos hormônios do estresse. Para prevenir  doenças as dicas são:

Horário de verão pode prejudicar a visão

 

 

Fonte: LDC Comunicação

A visão do bebê

A visão do bebê

Por volta da sétima semana de gestação, a visão começa a se desenvolver. Ao nascer, a criança enxerga borrões, claros e escuros, e rostos e objetos que fiquem de 20 a 30 centímetros dos seus olhos. O alinhamento coordenado dos olhos ainda é difícil. Virá com o desenvolvimento neurológico. O que mais chama a atenção…

Uveíte pode comprometer visão

Uveíte pode comprometer visão

Olho vermelho, dor e sensibilidade à luz são alguns dos sintomas da doença, que é difícil de ser diagnosticada Doença inflamatória ocular de difícil diagnóstico, a uveíte pode afetar parcial ou completamente a úvea (camada vascular do olho),  comprometendo a visão. “A uveíte é classificada em anterior, intermediária e posterior, conforme o segmento ocular em que…

Laser de boate pode prejudicar a visão

Laser de boate pode prejudicar a visão

A Comissão Nacional para Proteção Radiológica da Grã-Bretanha disse que os raios usados são suficientemente poderosos para causar lesões graves. Segundo o órgão, o custo do equipamento que produz laser caiu bastante, permitindo que clubes e discotecas pequenas possam utilizá-lo. A comissão afirmou que tais produtos costumam vir com informações de segurança inadequadas e são…

O computador estraga a visão?

O computador estraga a visão?

Não há nenhum estudo científico comprovando que os computadores sejam prejudiciais aos olhos. A quantidade de radiação ultravioleta emitida pelo computador está bem abaixo daquela que provoca catarata e outras doenças oculares, mesmo após um longo período de exposição. Uma variedade de sintomas como dor de cabeça, ardor, lacrimejamento, visão embaçada, podem ocorrer após o…