óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Avastin pode causar cegueira

Em 01.10.12 às 11:28

Avastin pode causar cegueira

A Agência Europeia do Medicamento (EMEA) reviu as indicações para o medicamento Avastin (bevacizumab) e incluiu pela primeira vez, entre as reações adversas reportadas, vários graus de perda de visão, incluindo cegueira permanente. O produto foi suspeito de ter causado cegueira, total ou parcial, de seis doentes do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em julho de 2009, que aceitaram indenizações pelos danos sofridos.
Na atualização do resumo das características do medicamento, lê-se que o Avastin tem indicação para o tratamento de vários tipos de câncer.

Apesar de não ter indicação terapêutica (uso ‘off label’) para fins oftalmológicos, os médicos utilizam o Avastin devido à sua eficácia no tratamento da degeneração macular relacionada à idade e da retinopatia causada pela diabetes.
Florindo Esperancinha, um dos oftalmologistas que tratam os doentes com Avastin, explicou que não hesitará em utilizar o remédio em situações em que não prejudique o doente. O especialista salienta que o uso do medicamento é feito “sempre com autorização da comissão de farmácia”. Todos os anos são administradas em Portugal dezenas de milhares de injeções de Avastin.
A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que a utilização ‘off label’ de um medicamento é da responsabilidade do médico e das comissões de farmácia hospitalares.
O Avastin tem indicação para o tratamento de doenças oncológicas, porque, juntamente com a quimioterapia, consegue combater os tumores.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella