óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Ceratocone: um mal silencioso e desconhecido

Em 30.04.10 às 08:20

Doença, que em alguns casos requer até transplante de córnea para correção óptica, atinge 0,05% da população é o que explica o especialista brasileiro que apresentou o tema em congresso nos EUA.

Os problemas de visão, para muitas pessoas, se resumem a três: astigmatismo, hipermetropia e miopia. As outras doenças mais graves, Ceratocone: um mal silencioso e desconhecidopor não afetarem uma parcela significativa da população, acabam tornando-se pouco discutidas e prevenidas, e, assim sendo, deixando os pacientes mais vulneráveis. Esse é o caso do ceratocone, que deixa a córnea mais fina – no formato de um ´cone´ – devido a pressão interna dos olhos que a projeta para frente.

A doença, que é indolor e não-inflamatória, é caracterizada por um afinamento progressivo da porção central da córnea. Com esse afinamento, a pessoa percebe uma baixa na qualidade da visão, podendo variar o grau de acordo com o tecido corneano afetado. Para o oftalmologista Waldir Portellinha, da Clínica Oftalmológica Dr. Portellinha e presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, “este mal em 90% dos casos atinge os dois olhos e se inicia, geralmente, na adolescência, lentamente, como uma espécie de miopização e astigmatismo no olho, podendo evoluir em alguns meses, ou, em outros casos, levar anos para se desenvolver”.

O especialista, que abordou o tema em congresso nos EUA na última semana, afirma que “se a pessoa for diagnosticada em estado precoce da doença, a perda da visão poderá ser corrigida pelo uso de óculos. Já com o astigmatismo irregular e estágio mais avançado é necessário o uso de lentes de contato rígidas. Em alguns casos, quando a doença atinge um grau avançado – em aproximadamente 20% dos casos -, o transplante corneano é a única saída para a correção óptica”.

Para os pacientes que necessitam de transplante, o procedimento é rápido e prático. Doutor Portellinha lembra “que não é necessária a internação, porém, a pessoa deve passar por um rígido acompanhamento ambulatorial. Após a intervenção cirúrgica, é realizado o ponto, que será retirado seis meses depois”. Mas fica a ressalva “que este ponto não prejudica a visão durante o período de pós-operatório”.

Após este período, assim como todas as pessoas – que sofrem ou não da doença -, o paciente só necessitará de um check-up oftalmológico anual para evitar eventuais problemas de visão.

Conjuntivite X Ceratocone

Muitas pessoas acreditam que coçar os olhos pode causar ceratocone, já que o contato do dedo com a córnea poderia prejudicá-la. O oftalmologista garante que “quem sofre com esta doença costuma ter conjuntivite alérgica (coceira nos olhos), mas nem todas as pessoas que tem conjuntivite alérgica sofrem de ceratocone.

fonte: alto z comunicação e opticanet
Related Posts with Thumbnails





4 Comments | Comment »

  1. maria biancato comentou:
    Em 2-27-2011 às 20:40
    Reply

    Boa noite.
    Vendo neste momento perdir a voces informações a respeito desta doença na quql eu nunca avia visto falar.
    E no momento meu filho tem esta doença e ja passou por varios medicos e ele falarão que ele nem pode faser nem um tipo de cirurgia por que o caso dele é o pior q tem nem pode mecher por favor me diga se tem outro tipo ou só tem um tipo desta doença estou precisando saber melhor sobre isto se vcs me ajudar mt obriga

    • Óculos Blog comentou:
      Em 3-8-2011 às 13:04
      Reply

      Olá Maria,

      não temos informações técnicas que possam te ajudar sobre o assunto, mas indicamos que procure por centros especializados neste tipo de tratamento. Algumas regiões possuem inmclusive tratamento em hospitais de rede pública.

      Não desista e boa sorte!

  2. Juliana de Lima comentou:
    Em 2-17-2011 às 18:34
    Reply

    Tenho ceratocone nos dois olhos e gostaria de saber qual o valor dessa cirurgia e se consigo pelo convênio que tenho a unimed ou se consigo um transplante de cornêa gratuito pelo governo e qual hospital devo procurar Desde j[a mto obrigada

    • Óculos Blog comentou:
      Em 3-8-2011 às 12:41
      Reply

      Olá Juliana,

      com relação à valores sobre esta cirurgia, somente um especialista no assunto poderá te ajudar, afinal haverá uma análise clínica específica. Quanto ao convênio, terá de consultar as condições de seu contrato. Consulte hospitais públicos de sua região para obter informações quanto a cirurgias gratuitas para seu caso.

      Boa sorte!

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella