óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Como prevenir a conjuntivite entre as crianças?

Em 24.04.12 às 11:48

De acordo com dados do American Journal of Infection Control, mais de 164 milhões de abstenções são registradas anualmente em escolas públicas dos Estados Unidos devido à propagação de doenças infecciosas. Deste contigente, 3 milhões de faltas são resultado de conjuntivite aguda.

“A conjuntivite é muito comum entre as crianças. A única maneira realmente eficiente de evitar que a doença se espalhe entre as crianças é reforçar os bons hábitos de higiene, na escola e em casa”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion.

O que é conjuntivite?

Conjuntivite é o termo usado para caracterizar o inchaço da conjuntiva, fina membrana delgada e transparente que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras. Existem três formas de conjuntivite: as virais, as bacterianas e as alérgicas.

“A conjuntivite viral, a forma mais comum da moléstia, é causada pelo mesmo vírus que provoca o resfriado comum. Assim como um resfriado, que se espalha rápido entre as crianças, esta forma de conjuntivite também é muito contagiosa”, explica a oftalmopediatra, Laura Duprat.

A conjuntivite bacteriana é uma forma altamente contagiosa da moléstia, causada por infecções bacterianas. “Este tipo de conjuntivite geralmente deixa o olho bem vermelho e com uma grande quantidade de pus”, explica a médica.

“A conjuntivite alérgica é uma forma da doença causada por uma reação do corpo a um alérgeno ou irritante. Não é contagiosa. Este tipo de conjuntivite é geralmente associado com vermelhidão na parte branca do olho ou da pálpebra interna”, explica a oftalmopediatra.

Como prevenir o aparecimento da conjuntivite entre as crianças?

“A conjuntivite, seja ela bacteriana ou viral, pode ser bastante contagiosa. As crianças são geralmente mais suscetíveis de adquirir uma destas formas da doença – provocadas por bactérias ou vírus – porque elas estão em contato com muitas outras crianças em escolas ou creches”, explica a oftalmopeditra Laura Duprat.

A seguir, a médica enumera algumas das maneiras mais comuns de adquirir as formas contagiosas da conjuntivite:

• Reutilizando lenços e toalhas ao limpar o rosto e os olhos;
• Esquecendo de lavar as mãos frequentemente;
• Tocando/coçando frequentemente os olhos;
• Usando cosméticos inapropriados para a idade, e/ou compartilhando cosméticos com outras pessoas;
• Não limpando as lentes de contato corretamente;
• Não usando óculos de mergulho para nadar;
• Nadando em piscinas sem cloro ou em lagos.

“Incentivar bons hábitos de higiene entre as crianças pode ajudar a prevenir a propagação da conjuntivite. Se uma criança com a doença – ainda sem diagnóstico – frequentava a escola ou a creche, é muito importante que, após o diagnóstico, as demais adotem medidas visando prevenir a propagação da doença”, alerta a médica.

Segundo Laura Duprat, pais e professores devem trabalhar em conjunto:

• Incentivando as crianças a lavar as mãos frequentemente;
• Recomendando que evitem tocar/coçar os olhos;
• Desencorajando-os a fazer o compartilhamento de toalhas, panos, lenços e tecidos para limpar o rosto e os olhos.

Tratando o problema

“Nos casos de conjuntivite viral, os sintomas podem se estender por uma ou duas semanas e depois desaparecem por conta própria. Já nos casos de conjuntivite bacteriana, o oftalmologista normalmente prescreve um colírio para tratar a infecção. E no tratamento da conjuntivite alérgica, geralmente o oftalmologista recomenda a aplicação de compressas frias nos olhos e a ingestão de anti-histamínicos”, explica a oftalmopediatra.

É oportuno esclarecer pais e professores que somente o oftalmologista pode fazer o diagnóstico correto do tipo de conjuntivite de cada criança, antes de prescrever o tratamento adequado. “Ao suspeitar que uma criança tem conjuntivite, os pais não devem sair por aí, comprando remédios indicados por amigos. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um oftalmologista. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro de inflamação”, alerta Laura Duprat.

Dicas para cuidados domésticos

Segundo a oftalmopediatra Laura Duprat, uma compressa aplicada às pálpebras fechadas pode aliviar um pouco o desconforto da conjuntivite. “Para fazer uma compressa, basta molhar gaze em água filtrada e fria e aplicá-la sobre os olhos por mais ou menos 20-30 minutos, duas ou três vezes ao dia. Se a criança tem conjuntivite em um olho apenas, não use a mesma gaze em ambos os olhos, a fim de evitar a propagação da infecção de um olho para o outro”, explica a médica.

Fonte: JorNow

 

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella