O inverno está chegando, e nunca é demais relembrar os cuidados que devem ser tomados nessa época do ano. Isso porque no inverno aumentam os casos de doenças como a conjuntivite alérgica, devido ao tempo seco e aumento do contato com ácaros presentes em casacos, sapatos, cachecóis, entre outros que ficaram guardados durante muito tempo e são tirados do armário com a chegada do frio.
Esse problema – a conjuntivite alérgica – ocorre quando a conjuntiva (membrana que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra), sofre reações alérgicas que causam sua inflamação, deixando os olhos vermelhos, inchados, desconfortáveis, com secreção e uma sensação de areia nos olhos. A visão pode ficar um pouco distorcida e intolerante à luz.
Para evitar que isso aconteça, é bom seguir as dicas que o Dr. Jorge Mitre dá: expor as roupas e outros acessórios ao sol antes de usar, lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia e evitar contato excessivo com pelos de animais e pólen de flores. Ele afirma ainda que não se pode compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, edredons, lençóis, etc.
E se, mesmo tomando cuidados, a conjuntivite aparecer, procure um oftalmologista para orientá-lo! Nunca use colírios ou outros tratamentos nos olhos sem a prescrição do médico.