Conjuntivite: Todo cuidado é pouco nesta época do ano

23 de março de 2011João

A Conjuntivite é uma doença ocular caracterizada por uma inflamação na conjuntiva, membrana que envolve a parte branca do olho, e provoca uma irritação, a famosa sensação de “cisco nos olhos”. Além disso, ela também causa excesso de lacrimejamento, secreção, vermelhidão, intolerância a luz e coceira.

Conjuntivite: Todo cuidado é pouco nesta época do anoExistem diversos tipos de Conjuntivite, dentre as mais comuns estão a bacteriana, alérgica e química. Nesta época do ano os maiores surtos são da de tipo viral. De acordo com o Hospital Medicina dos Olhos de São Paulo, 70% dos pacientes atendidos no mês de fevereiro foram diagnosticados com alguma variação desta doença, porém como não é uma doença que exija notificação compulsória, é impossível determinar o número exato, que pode ser muito superior.

Por este motivo é importante ficar atendo aos sintomas, e ao primeiro sinal da doença deve-se procurar atendimento oftalmológico, afinal, mesmo com sintomas parecidos, são diferentes tipos da doença, e cada um demanda um diferente tipo de tratamento. É aconselhado que não se faça automedicação, pois isto pode atrapalhar na determinação do tipo exato da infecção.

Caso o diagnóstico seja confirmado, e a pessoa realmente esteja com conjuntivite, independente do tipo, o paciente deverá ser afastado de suas atividades sociais, permanecer em repouso e seguir as indicações do médico.

Para evitar qualquer problema, previna, é muito simples. Tudo começa com a higiene das mãos, correta e com freqüência, utilizando água e sabão e/ou álcool gel (70%). Além disso, deve-se ter cuidado ao coçar os olhos ou região próxima. Cuidar bem dos objetos pessoais, tais como toalha, fronha, material de maquiagem, óculos e lentes, e evitar banhos em piscinas e locais com aglomeração de pessoas.

fonte: Andreolimsl.com.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post anterior

Óculos Evoke - Sucesso entre os óculos de grau

12 de março de 2011

Próximo Post

Blefarite. É fácil tratar

19 de abril de 2011