óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Cuidados com a Visão Infatil na Volta as Aulas

Em 18.02.11 às 09:55

Atenção total com a saúde visual e o comportamento das crianças na volta às aulas. Esse é o alerta do vice-presidente da Sociedade  Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady.  Ele lembra o fato de 80% dos estímulos recebidos pela criança, se dá através dos olhos e problemas oftalmológicos não tratados podem comprometer diretamente o rendimento escolar infantil.  “É necessário fazer uma consulta ao oftalmologista desde pequeno e pelo menos uma vez por ano realizar os exames de rotina antes do início das aulas”, alerta.Cuidados com a Visão das Crianças na Volta as Aulas

Ele destaca que cerca de 20% das crianças em idade escolar precisam usar óculos de grau, entretanto 80% nunca fizeram exames. E embora 95% dos pais reconheçam que é importante que seus filhos façam um exame oftalmológico anual, menos da metade realmente coloca isso em prática.

De acordo com o médico, o exame oftalmológico avalia o olho de forma geral, passando não somente por deficiências como astigmatismo, hipermetropia e miopia, mas também em relação a problemas da musculatura do olho que pode causar pequenos desvios. Por isso, é importantíssimo o cuidado coma visão infantil e sempre irem com regularidade ao oftalmologista para que possam ser detectados e evitados problemas que venham prejudicar o desenvolvimento escolar. “O primeiro exame oftalmológico deve ser feito o quanto antes, para que se possa detectar precocemente algum problema”, indica Sáfady.

Segundo o oftalmologista, como a visão se desenvolve progressivamente até os 4 anos, é primordial, durante esse período, que os pais redobrem a atenção para alguns sintomas como dificuldade de concentração, compreensão e atenção, queixas de visão dupla e embaçada, se apontam para as palavras enquanto lêem, se evitam tarefas de perto, se esfregam os olhos etc.

Atenção aos sintomas

Uma criança míope, vai normalmente ter o habito de aproximar os objetos e se aproximar da televisão. Uma criança hipermetrope terá dificuldades de leitura e, provavelmente terá queixas de cansaço ocular e dor de cabeça ao fim do dia . Por isso, é importante observar a criança no seu dia a dia. Em alguns casos, onde o problema não é diagnosticado precocemente, pode surgir a ambliopia, que é o desenvolvimento insuficiente de um dos olhos. Nesta situação, o olho de melhor visão se desenvolve, enquanto que o outro olho não consegue o mesmo.

O tratamento é feito através da oclusão do olho de melhor visão, através de um tampão, para que o olho mais “preguiçoso” seja forçado a se desenvolver e melhorar a sua acuidade visual. “Uma vez diagnosticado o problema, o uso dos óculos permitirá um bom desenvolvimento da visão da criança” diz Sáfady.

fonte: jb.com.br
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella