óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Cuidados no Verão – Use Óculos de Sol para se Proteger

Em 11.02.11 às 10:01
Nesse verão você não pode deixar de proteger seu olhos com o uso dos óculos de sol no verão, confira algumas dicas:
O verão lembra praia, diversão, sol e piscina. Nas cidades litorâneas, principalmente no Nordeste, escolhidas como destinos nesta época do ano como Maceió por exemplo, essa combinação requer precaução. Mas, para não deixar de aproveitar as maravilhas do verão em decorrência do surgimento de irritação ou infecção nos olhos, cuidados simples devem ser adotados para garantir a saúde ocular.Cuidados no Verão - Use Óculos de Sol para se Proteger
O alerta é do oftalmologista do Hospital Geral do Estado (HGE), Luiz Augusto Finotti, que explica que durante o verão a exposição excessiva aos raios solares e a mudança de alguns hábitos podem representar riscos à saúde ocular. Sintomas como irritação, lacrimejamento, fotofobia, vermelhidão, dor e sensação de areia nos olhos são comuns em pessoas que se expõem ao sol sem o uso de óculos escuros.
Segundo ele, as radiações UVA e UVB emitidas pelo sol podem causar ou agravar danos à superfície ocular como o pterígio, popularmente conhecida como carne crescida. Quando os raios atingem o cristalino e a retina, podem aumentar os riscos de catarata e degeneração macular relacionada à idade, respectivamente. “Da mesma maneira que protegemos a nossa pele com protetores solares, devemos prevenir os danos causados pelo sol aos nossos olhos com lentes adequadas”, recomendou.
Os óculos de sol devem ser adquiridos em locais que assegurem que as lentes têm proteção contra os raios ultravioletas. Apesar de mais baratos, os óculos vendidos por ambulantes não são recomendados porque não possuem nenhuma proteção comprovada. Cuidados especiais devem ser tomados com as crianças, pois óculos infantis sem certificação de qualidade podem representar exposição a um inimigo invisível.
O especialista explicou que quando os olhos se deparam com a claridade, existe uma defesa natural, o esfíncter da pupila, que se fecha, impedindo que a luz atinja as estruturas internas dos olhos. “Porém, quando estamos no escuro, a pupila se dilata para que possamos enxergar melhor. Se os óculos escuros não apresentarem proteção contra os raios UVA e UVB, estarão prejudicando a visão, pois permitem a abertura das pupilas e maior exposição aos raios”.
Conjuntivites – De acordo com Luiz Augusto Finotti, conjuntivites irritativas ou químicas podem ser provocadas devido à exposição à poeira e sprays anti-insetos presentes em casas de praia fechadas por longo período de tempo. As exposições a ácaros e fungos podem causar ou agravar conjuntivites alérgicas, por isso a ventilação e a higienização dos imóveis devem ser realizadas com antecedência.
“Ao mergulhar no mar, é recomendado evitar ficar de olhos abertos em contato direto com a água, pois pode gerar conjuntivite irritativa; dependendo da balneabilidade da praia, pode haver a contaminação com consequente conjuntivite infecciosa por bactérias ou vírus. Não podemos esquecer das piscinas, que têm ainda mais recomendações, pois o uso de produtos de sanitização da água pode gerar conjuntivites químicas. É aconselhável evitar o banho de piscina antes de duas horas após o uso de cloro”, destacou.
Há maior incidência de conjuntivites infecciosas no verão, causadas mais frequentemente por bactérias e vírus. Ambas são contagiosas, principalmente as virais e geralmente a transmissão é feita através das mãos ou por objetos contaminados como maquiagens, toalhas ou travesseiros. Cuidados básicos de higiene são fundamentais para evitar a doença.
Lentes de contato – Para quem prefere a praticidade das lentes de contato, os cuidados com a higiene devem ser redobrados nesse período. Antes de manusear as lentes é necessário lavar bem as mãos para evitar contaminação. Caso haja contato com protetor solar ou bronzeador, elas devem ser retiradas e lavadas com os produtos específicos imediatamente.
“Usuários de lentes de contato devem estar atentos para não negligenciar os cuidados básicos de higiene das lentes em vista da maior exposição a agentes infectantes e utilizar as lentes no período máximo indicado pelo oftalmologista”, enfatizou o médico.
fonte: Ascom Sesau
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella