óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Diabetes e suas consequências

Em 12.04.11 às 15:24

Como todos sabem, o diabetes é uma doença complicada e se não tratada adequadamente pode trazer inúmeros problemas para o paciente. Inclusive problemas nos olhos. E é sobre isso que vamos falar hoje. Existem duas formas do diabetes acometer a retina. No entanto, infelizmente, o paciente pode desenvolver ambas. A primeira forma é a retinopatia e a segunda a maculopatia diabética.

Diabetes e suas consequênciasO diabetes afeta os vasos sanguíneos do olho, em particular os vasos da retina, que é a camada do olho que usamos para enxergar. Com uma lesão nesses vasos, o conteúdo deles sai, causando pequenos pontos hemorrágicos e vazamento de líquido, o que podemos chamar de edema. Quando ocorre na região periférica da retina, essa fase inicial da retinopatia é chamada de não proliferativa e o paciente pode inclusive enxergar muito bem, mesmo sem o auxílio de óculos. Caso ocorra na região central, na mácula, a visão de leitura e de detalhes ficam alterados e a doença é chamada de maculopatia diabética. Ou seja, uma se difere da outra, basicamente pelo ponto do olho onde se desenvolve.

Com a progressão da doença, ocorre sangramento para dentro do olho (chamada de hemorragia vítrea) e descolamento de retina e a retinopatia é então chamada de proliferativa. Nessa fase a visão fica muito comprometida e muitas vezes há cegueira irreversível. O tipo de tratamento que cada paciente receberá vai depender do estágio da doença e, também do tratamento específico do diabetes, que o paciente será obrigado a fazer. Não adianta tratar os olhos e não cuidar do diabetes, nesse caso.

Muitas vezes só o tratamento do diabetes já provoca regressão na retinopatia e/ou maculopatia. Em alguns casos o tratamento pode ser apenas cirúrgico. Procure o seu oftalmologista periodicamente.

Fonte: Portal de Oftalmologia
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella