óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Diabetes pode levar à cegueira

Em 19.11.12 às 10:00

Diabetes pode levar à cegueira

Com 6,2 milhões de diabéticos, o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de portadores do diabetes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já considera o diabetes uma epidemia mundial, e no dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, foi o momento de reforçar os alertas a população sobre os riscos da doença. Entre os principais riscos oferecidos pela diabetes está a saúde dos olhos, pois a doença afeta a retina, acarretando outras doenças como a retinopatia diabética e edema macular.

Segundo o especialista em retina e vítreo Dr. Sebastião Ferreira Neto, quanto mais tempo o paciente for portador da doença e piores forem os níveis de glicose, maiores serão as chances de desenvolver problemas oftalmológicos. Ele explica que podem surgir danos nas paredes dos vasos sanguíneos da retina que levam ao “inchaço” do tecido retiniano e surgimento de vasos anormais e frágeis. Ele alerta que a proliferação dos vasos anormais pode ocasionar hemorragias dentro do olho, descolamento da retina, glaucoma grave e até
cegueira.

Por esses motivos, independentemente do tempo de diagnóstico do diabetes, o exame oftalmológico deve ser periódico, visto que o intuito principal da avaliação pelo oftalmologista especialista em retina é o diagnóstico precoce das alterações oculares. Hoje os diabéticos podem ainda contar com a tecnologia para cuidar da visão. A retinografia colorida e a angioretinografia fluorescente são os exames de escolha para a avaliação do sistema circulatório retiniano e para o diagnóstico de vasos anormais, “inchaços”, presença
de áreas isquêmicas (sofrimento profundo do tecido por déficit de oxigenação) e infartos retinianos (morte do tecido).

“Outro exame complementar, que ganha cada vez mais importância no acompanhamento da retinopatia diabética e seus edemas maculares, que são inchaços da região central da visão, é a tomografia de coerência óptica de máculas (OCT). Ele permite o estudo das camadas da retina, qualificação e quantificação do acometimento do olho”, ressalta.

Conforme o estágio da retinopatia diabética, os tratamentos disponíveis são vários: fotocoagulação a laser, terapias intravítreas antiangiogênicas e antiinflamatórias, além de cirurgias vitreoretinianas. As opções de tratamento podem ser isoladas ou combinadas, dependendo da gravidade do caso. “Além disso, vem se obtendo resultados positivos em tratamento que agregam o uso do laser a aplicação do Lucentis (nome comercial para substância ranibuzumabe), um medicamento de última geração denominado antiangiogênico”.

Números crescente

Dados da OMS estimam que a prevalência do diabetes, em todas as idades, passará de 2,8% em 2000 para 4,4% em 2030, com aumento no número de diabéticos de 171 milhões (2000) para 366 milhões (2030). Nos Estados Unidos e em países da Europa, o número de casos tende a aumentar nas faixas etárias mais avançadas da população, pelo aumento na expectativa de vida das pessoas e pelo aumento absoluto no contingente populacional. Enquanto isso, nos países em desenvolvimento esse número tende a crescer em faixas populacionais mais jovens, principalmente em decorrência de mudanças nos hábitos alimentares, do sedentarismo e da obesidade. Alterações populacionais, observadas há décadas, nos países desenvolvidos, que ainda estão em constante crescimento, e nos países ainda em desenvolvimento. No Brasil, estima-se que o DM atinja aproximadamente 8% da população entre 30 e 69 anos de idade, cerca de 17% das pessoas com idade entre 60 e 69 anos e mais de 18% dos indivíduos com mais de 70 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Oftalmed

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella