óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Fadiga ocular: outra consequência do estresse

Em 08.11.12 às 10:29

Fadiga ocular: outra consequência do estresse

Se você tem constante dor de cabeça, ardência nos olhos, entre outros sintomas, você pode estar sofrendo de fadiga ocular, uma das principais consequências do estresse do dia-a-dia moderno.

Sensação de cansaço, visão turva, coceira, ardência e dores de cabeça são sintomas comuns diante do aumento da poluição do ar e ao uso constante de computadores. O problema é que quando eles deixam de acontecer de vez em quando e passam ser companheiros constantes no dia-a-dia. Esse quadro aponta para o diagnóstico de fadiga ocular, um mal que tem atingido cada vez mais pessoas.

Segundo o oftalmologista Dr. Marcus Sáfady, muitas vezes as imagens do computador são pequenas e exibidas por trás de uma superfície refletora. “Manter o olhar fixo na tela do computador não é tarefa fácil para os olhos, pois exige um esforço constante de focalização na visão de perto e na visão intermediária”, explica. O ambiente em que a atividade é desempenhada também pode ter um impacto negativo sobre o conforto visual. A qualidade e a quantidade da iluminação ambiente, a ventilação, poeira e fumaça de cigarro são outros fatores agravantes. Isso sem falar no estresse, que atinge a maioria dos trabalhadores brasileiros.

Sintomas e solução da fadiga ocular

Para o Dr. Marcus Sáfady, os primeiros sintomas podem se manifestar menos de uma hora após o início da atividade. “Quando o olho focaliza um objeto a curta distância, ele faz ajustes imperceptíveis e incontroláveis para obter o foco, como, por exemplo, uma câmera digital fazendo o zoom. Esses ajustes são chamados de microflutuações da acomodação visual. E são realizados através das contrações de um músculo dentro do olho. Como todo músculo, o esforço contínuo leva ao estresse excessivo das funções oculares e ao cansaço, com isso o olho fica incapaz de promover o foco exato, ocorrendo então os sintomas da fadiga ocular – dificuldade de foco, cansaço, entre outros”, explica.

Em busca de melhorar a qualidade visual de quem não tem como fugir do computador, já existe no o mercado oftamológico algumas soluções para o caso que amenizam a sensação de desconforto. Porém antes de buscar estas alternativas, é importante passar por uma consulta com o seu oftalmologista.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella