óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Filme 3D | Óculos 3D – Amo muito tudo isso!

Em 05.05.10 às 15:06

Filme 3D | Óculos 3D - Amo muito tudo isso!

Filmes 3D e Óculos 3D, a grande polêmica do odeio e amo!

Pessoal, li um post interessante no site Updateordie, sobre o porquê de odiar filme 3D, contudo eu amo filmes 3D e estou copiando abaixo o post e comentando em vermelho por cima do original para gerar certo confronto de idéias para que você chegue a sua própria conclusão, acho que será bem interessante.
=)

Faz algum tempo que venho implicando com os filmes 3D. Desde o Hopi Hari, talvez (risos), ou até antes. Aqueles cinemas 360 graus do parquinho de diversões de Ubatuba contam? Parece que tenta negar o cinema em si (que tem a ver com ilusão sutil, insinuada), incomoda-me a vista, não consigo aproveitar. Fui com meu filho de 6 anos a um filme 3D e ele também achou desconfortável, desconfio que ficou enjoado. Mas todo mundo anda apaixonado pelo 3D, e pelo dinheiro que vem gerando a Hollywood e toda a indústria. Tanto que eu já tinha me conformado em apenas torcer para nem todas as salas de cinema (e nem todos os aparelhos de TV) sucumbirem a essa tecnologia.

Aí vem um autodenominado herege na revista Newsweek e resolve dizer que – e por quê – ele também não curte o dito cujo. Foi a glória. Resumo abaixo os nove pontos do contra do Roger Ebert da Newsweek e acrescento um décimo de lavra própria.

1. O filme 3D é desperdício de uma dimensão. Quando você assiste a um filme 2D, sua cabeça já o está enxergando como se fosse 3D. Ou será que, quando viu o Lawrence da Arábia vindo lá de longe do deserto, alguém ficou imaginando “nossa, como esse cara vai crescendo devagar na tela, eu queria que fosse em 3D!” Nossas mentes já providenciam a ilusão do 3D utilizando o princípio da perspectiva. Se você adiciona artificialmente a terceira dimensão, a ilusão fica menos convincente.
Réplica: Apesar de muito interessante a explicação, eu ainda sinto uma sensação totalmente diferente, para mim, vejo até mais real o rosto das pessoas nos filmes 3D. Pode ser apenas impressão, mas para mim é bem diferente.

2. O filme 3D não acrescenta nada à experiência do espectador. Pense nos melhores filmes que viu na vida. Eles não conseguiram envolver sua imaginação em 2D mesmo? (Ebert menciona “Fargo” e “Casablanca”; eu citaria “Apocalypse Now” e “Star Wars”.)
Réplica: Discordo como disse acima, eu vi o filme UP em 3D e 2D, achei bem bem diferente. Perdi até a vontade de assistir Avatar na locadora em 2D, pois já assisti em 3D.

3. O filme 3D pode distrair você em uma cena. Na tecnologia 2D, os diretores usam a diferença de foco para chamar a atenção do espectador ora para o primeiro plano, ora para o background. No 3D, a tecnologia já dá a profundidade de campo, o que, além de ser desnecessário, tira um recurso para focar nossa atenção das mãos do diretor.
Réplica: Concordo, pois e tão gostoso ficar admirando as coisas ao redor. Amo poder olhar para onde quero.

4. O filme 3D pode causar náusea e dor de cabeça. A agência Reuters foi ouvir oftalmologistas quando lançaram aparelhos de TV 3D no Consumer Electronics Show de Las Vegas, em janeiro último. E os médicos disseram duas coisas: primeiro, quem tem problemas pequenos de visão (como desequilíbrio muscular) precisa fazer um grande esforço ao ver o efeito 3D, o que é um pulo para a dor de cabeça; segundo, cada olho vê as coisas de um ângulo levemente distinto, o que “calibra” seus olhos e seu cérebro de determinado modo. Aí vem o filme 3D com outra calibragem e isso pode causar enjoo. Já há pesquisa dizendo que 15% da platéia sente náusea e dor de cabeça.
Réplica: Concordo completamente, pois na minha turminha de uns 30 amigos, 2 tem realmente enjôo.

5. O filme 3D é um pouco mais escuro que o filme 2D. Parece que os projetores digitais atuais são ineficientes para o 3D, e a luz acaba indo metade para um olho, metade para o outro, o que na prática provoca uma redução de 50% na iluminação. Além disso, os próprios óculos absorvem um tanto de luz. E sem desculpas: isso acontece tanto nas telas IMAX oficiais como nas “fake IMAX”.
Réplica: Concordo em partes. Já viu os famosos “insulfilm” de carro? Reduzir 50% é muita coisa, fica beeeem escuro. Não acho que chega nem a 20%, e ao menos a mim, não me incomoda.

6. Parte da febre do filme 3D tem a ver com a pressão da indústria para vender os novos projetores digitais, e não com a qualidade da experiência cinematográfica de ninguém. Só para seu conhecimento.
Réplica: Legal saber!

7. Os ingressos de cinema, já nada baratos, ficam mais caros para filmes 3D. Constitui, na prática, uma extorsão, já que o mesmo projetor do filme 3D vem exibindo filmes 2D sem que o cinema cobre mais por estes. Será que os ingressos baratearão depois que os equipamentos forem pagos? E isso tem feito, inclusive, com que filmes não filmados originalmente para 3D sejam exibidos em salas 3D apenas para que se cobre mais caro.
Réplica: Concordo plenamente, e seria muito legal gerar uma discussão sobre isso para que como um “protesto” (saudável) o cinema venha a diminuir estes valores!

8. Não dá para imaginar um filme sério, como um drama, em 3D. Vale a pena para animações ou fantasias como Avatar, com o gênio tecnológico de James Cameron por trás (é Cameron na foto do post). Note que, mesmo em Alice, em que Tim Burton foi obrigado pelos executivos de marketing a criar uma “versão 3D”, os efeitos são poucos e desnecessários.
Réplica: Achei engraçado que o autor disse que “vale a pena para” alguns tipos de filmes. Mas está defendendo a idéia de que odeia filmes 3D.

9. Hollywood sempre recorre à tecnologia quando se sente ameaçada pelo cinema em casa, e é por isso que está se agarrando tanto ao 3D como se fosse tábua de salvação. Só para seu conhecimento. (Com o agravante de que, com a TV em 3D, o gap pode diminuir novamente e vão precisar inventar mais alguma coisa.)
Réplica: Achei bem interessante, obrigado pela informação! =)
10. Esse motivo é meu (da Adriana). A lógica do 3D é enganar muito o cérebro. Lendo um pouco sobre neurociência, tenho a intuição de que não é uma boa idéia ficar enganando o próprio cérebro assim à toa, por nada. Trata-se de puro palpite, sem nenhuma base científica, mas resolvi registrar.
Réplica: Viajei, meu QI não é tão alto assim! =)

11. (estes últimos não tinha no texto original, eu escrevo por mim) Óculos 3D são muitas vezes sujos, com gordura bem nojenta e da última vez que fui ver, estava com a lente cheia de micro riscos o que me atrapalhou muito para ver o filme 3D.

12. Aquele óculos 3D do cinemark é projetado para uma cabeça de algum ET. Brincadeira, na verdade é porque é a maior muamba do século de R$3,00 com aquela armação que aperta minha cabeça até o hipotálamo.

13. Ninguém pensou naqueles 60% da população entre 18 e 40 anos (como eu), que usam óculos de grau? Não consigo usar meu óculos de grau debaixo dos óculos 3D do cinema, nada confortável e ainda o óculos 3D fica super longe dos meus olhos. Fora que fica caindo o filme todo ou você tem que segurar como muitos fazem. Quando estiver assistindo filme 3D olhe para o lado e verá alguém segurando ou mexendo toda hora nos óculos 3D.

14. Egoísmo dos cinemas? Para quem não entende de óculos é o seguinte. Não tem como você comprar seu óculos 3D para cinema, e assistir com seu próprio óculos 3D limpo, confortável e bem cuidado. A tecnologia é diferente dos filmes 3D (vermelho e azul que servem para assistir muitos filmes 3D em casa e jogos 3D). E o pior, cada cinema usa um óculos 3D com tecnologia diferente, a ainda, mesmo dentro de uma mesma rede de cinema como o Cinemark, o tipo de tecnologia muda de sala para sala. Um verdadeiro absurdo, tudo para você não poder comprar o seu. Já se perguntou porque ninguém vende óculos 3D para cinemas? Agora você já sabe. =)

Ebert diz que não é contra o 3D como uma das opções, também eu não sou. Só não pode virar algo obrigatório, do tipo “a única opção disponível”.
Réplica: Concordo com a conclusão da autora, é uma preocupação devido aos 15% que tem enjôo, é muito público, e também aos óculos 3D imundos e de péssima qualidade dos cinemas. Também vi um caso interessante, pessoas que não tem visão de um olho, não vêem 3D e ficam com muita dor de cabeça.


Gostei muito de escrever sobre este post, e queria na verdade que todos chegassem à seguinte conclusão:
1) Que filmes 3D são muito legais, mas os cinemas deveriam diminuir o preço.
2) Que é um absurdo os cinemas não padronizarem a tecnologia nos obrigando a usar os óculos 3D deles.


Espero que tenha gostado do post, e até a próxima!
; )

fonte:updateordie.com
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella