óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

GPS para cegos

Em 03.08.12 às 12:18

GPS para cegos

O GPS é um aplicativo do Android criado pela Universitat Autònoma de Barcelona e direcionado para todas as pessoas, especialmente os cegos. A ferramenta auxilia seu usuário para movimentar-se pela cidade no transporte público.

Uma equipe de pesquisadores da Escola de Engenharia da Universitat Autònoma de Barcelona desenvolveu um aplicativo de navegação baseado em GPS para celulares com sistema Android, que facilita os deslocamentos pela cidade. O aplicativo é útil para todos, incluindo cegos, surdos, e pessoas com limitações de mobilidade ou cognitivas. Este guia informa, passo a passo, as direções para o usuário ao usuário chegar ao seu destino a pé ou de ônibus. Atualmente funciona em Barcelona, ​​Madri e Roma, e em breve em Helsinki, Valencia e Zaragoza.

Um novo aplicativo para celulares com sistema Android, o OnTheBus, facilita a orientação e os deslocamentos dentro das grandes cidades. O aplicativo está baseado nos princípios do desenho universal e é, por tanto, de utilidade para qualquer usuário que queira se deslocar com facilidade, e especialmente para as pessoas com algum tipo de incapacidade visual, auditiva ou cognitiva.

O aplicativo, já disponível em Google Play, oferece um conjunto de rotas para chegar ao destino. Uma vez escolhida uma das rotas, o usuário é guiado desde o lugar onde se encontra até o ponto de ônibus mais próximo, e lhe informa a hora de chegada do ônibus. Dentro do veículo, o aplicativo informa das paradas e avisa o momento de descer do ônibus, uma vez fora da lotação a ferramenta o até o destino escolhido. O sistema utiliza as tecnologias mais recentes para dispositivos móveis, o GPS, a bússola, o acelerômetro, o reconhecimento e geração de voz e a conexão 3G ou WiFi.

Os pesquisadores já trabalham para melhorar o aplicativo com a inclusão de outros meios de transporte público e de serviços básicos como solicitação de táxis, localização de farmácias e centros de assistência, a utilização de realidade aumentada para localizar semáforos e pontos de transporte público, e a integração com redes sociais.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Grupo de Aplicações Biomédicas e Tecnologias para a Autonomia Pessoal da UAB, que tem o Dr. Jordi Roig de Zárate do Departamento de Microeletrônica e Sistemas Eletrônicos como co-diretor.

Fonte: Universitat Autònoma de Barcelona

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella