óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Lentes de contato com proteção UVA/UVB não substituem os Óculos de Sol

Em 03.02.11 às 10:50
Lentes de contato cosméticas ou de correção de grau com proteção contra raios ultravioletas (UVA/UVB) são muito importantes, mas não substituem os óculos de sol.Lentes de contato com proteção UVA/UVB não substituem os Óculos de Sol
No verão, as atividades ao ar livre são estimuladas e o médico do Hospital Oftalmolgico de Brasília (HOB), Eduardo Rocha, ressalta que preciso ter consciência de que as lentes de contato com proteção UV complementam, mas no substituem os óculos escuros.
“Apesar de figurarem como uma proteção eficiente contra a dos raios solares na retina, as lentes de contato não previnem sua incidência sobre a pálpebra e a conjuntiva (pele que cobre o globo ocular)”, explica. As lentes isoladamente não dão cobertura total aos olhos, mas agem como uma ampliação da proteção. De acordo com o oftalmologista do HOB, ideal utilizar as lentes de contato e os óculos de sol juntos.
O médico do HOB ressalta que nem todas as lentes de contato apresentam a proteção contra raios UV e que essa característica varia de acordo com as marcas disponíveis no mercado. “O paciente pode optar por lentes com proteção na hora da compra, escolhendo a marca que oferece esta opção. Esteticamente, as lentes protegidas não apresentam diferenças em relação as demais, não são mais escuras nem mais espessas. O usuário não percebe nenhuma diferença quando utiliza uma ou outra”, esclarece Eduardo Rocha.
Danos – A exposição aos raios UV sem proteção alguma ou só com as lentes de contato abrem espaço para vários riscos saúde ocular. Os danos causam fotofobia, dor e lacrimejamento e atingem desde a pele ao redor dos olhos até o cristalino, acelerando o processo de surgimento da catarata.
“Na pele ao redor dos olhos podem surgir manchas, queimaduras e em casos mais graves neoplasias (câncer). Na conjuntiva, a exposição excessiva e desprotegida ao sol pode ocasionar o tecido carnoso que cresce sobre a córnea e também alguns tipos de neoplasias. Já a córnea sofre descamação quando há uma exposição prolongada, aguda e intensa. A médio e longo prazos, a retina também pode sofrer com a degeneração da mácula (região onde se formam as imagens) e os danos no cristalino aceleram o surgimento de catarata”, alerta o especialista do HOB.
Cuidados – Eduardo Rocha ressalta que os principais cuidados que o usuário de lentes de contato deve ter são:
– Lavar as mãos com sabão antes de manusear as lentes;
– Higienizar as lentes seguindo método orientado pelo oftalmologista;
– Usar a lente pelo tempo indicado pelo oftalmologista;
– Trocar os estojos das lentes a cada compra de produto de limpeza;
– Manter as unhas curtas e higienizadas;
– Nunca lavar as lentes na água (corrente ou mineral);
– Usar produtos de higienização específicos para cada tipo de lente;
– Ao sair de frias, levar consigo outra opção de correção refrativa (um par de óculos) ou outro par de lentes;
– Jamais entrar em piscinas ou no mar usando a lente de contato;
– Qualquer sintoma fora do padrão, interromper o uso das lentes e buscar orientação de um especialista (com Assessoria de Comunicação do HOB).
fonte: bonde
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella