óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Lentes de Contato

Em 29.03.10 às 01:15

Não há como negar que as lentes de contato podem facilitar a vida de quem tem problemas de visão como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, a chamada vista cansada. Mais do que uma questão estética para quem não quer usar óculos de grau, elas podem ser aliadas da visão. “Os óculos de grau restringem a liberdade do usuário, pois limitam o campo de visão, enquanto que, com a lente, isso não acontece”, afirma Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, especializado em tratamentos oculares.

No entanto todos os oftalmologistas também sabem que é inevitável que se a lente de contato for usado com frequencia certamente o usuário pode correr sérios riscos de perder a visão mesmo tomando os devidos cuidados. Mas isto também não é muito divulgado. Mas basta ter alguns amigos que usaram lentes durante 5 a 10 anos e que pararam de usar por estarem em perigo de perder a visão. Contudo elas podem ser usadas sendo alternadas como óculos de grau sem causar grandes riscos.

No entanto, sejam elas gelatinosas ou acrílicas – as duas classes no mercado – , as lentes de contato exigem uma série de cuidados para que não passem de aliadas a vilãs. “Muitos usuários não passam pela avaliação de um profissional e usam a lente de maneira incorreta”, diz Sergey Cusato Jr., óptico e optometrista da Óptica Tradicional.

No Brasil, as lentes se tornaram populares a partir os anos 80 e, com a modernização, a quantidade de adeptos cresce a cada dia. Segundo um levantamento da Soblec (SociedadeBrasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria), o número de usuários de lente saltou de 1,7 milhão para 2,5 milhões nos últimos dois anos, incluindo usuários das acrílicas e das gelatinosas. As primeiras, rígidas, causam mais desconforto, mas são recomendadas para pessoas com graus altos de astigmatismo. As gelatinosas são as mais populares. Oferecem conforto e praticidade, mas absorvem a água da córnea, camada dos olhos que possibilita a visão. No entanto, existem modelos que causam menos ressecamento.

“Quando a córnea desidrata, fica mais frágil e sujeita a infecções”, afirma o oftalmologista Newton Kara José Júnior, professor da faculdade de medicina da USP (Universidade de São Paulo). Segundo o médico, a maioria das complicações é causada pelo uso abusivo, seja por excesso de tempo com as lentes, seja por utilizar produtos vencidos. “É importante suspender o uso ao menor sinal de desconforto e procurar um especialista.” Para Sergey, muitos problemas seriam evitados com a supervisão de um profissional. “Existem inúmeros tipos de lente com finalidades diferentes [entre as duas classes]. Só um especialista pode determinar o modelo adequado.”

A higiene também é importante. A limpeza e o armazenamento inadequados causam o acúmulo de substâncias que podem provocar alergias e infecções. “É importante higienizar as lentes e o estojo todos os dias com produtos específicos. Além disso, não guarde os objetos no banheiro, que contém microrganismos que podem contaminá-los”, afirma José Júnior. “Use as lentes sem abusos. Nada como enxergar bem”, diz

Cuidados fundamentais (Box)

Higiene

– Lave as mãos antes de mexer com a lente

– Limpe a lente e o estojo todos os dias, mesmo se não usá-la

– Use apenas produtos próprios para limpar a lente e o estojo

Sintomas de infecção ocular

– Vermelhidão

– Coceira

– Irritação

– Dor

– Sequidão

– Olhos cansados

Uso

– Respeite o prazo de validade dos produtos (lentes, estojo e solução multiuso)

– Não durma com a lente

– Não use a lente quando os olhos estiverem irritados

– Use apenas colírios lubrificantes e sem conservantes

– Não use lentes de contato na piscina e na praia ou descarte o produto assim que terminar de usá-lo

– Não use lentes em viagens aéreas longas

– Coloque as lentes antes de aplicar produtos no rosto, como maquiagem

– Retire a lente antes de remover a maquiagem

fonte: revista da hora e opticanet
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella