óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Lesões oculares – Como as de Neymar merecem atenção

Em 28.04.10 às 10:58

200 mil traumatismos acontecem por ano e estão ligados ao esporte

Todo cuidado com o traumatismo no olho direito do jogador Neymar, ocorrido na partida entre Lesões oculares - Como as de Neymar merecem atençãoSantos e Santo André, no último domingo, não é à toa. Lesões oculares representam uma das principais causas de cegueira unilateral prevenível em todo o mundo.

O oftalmologista Guilherme Colombo Barboza, do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, alerta que um trauma nos olhos pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, como no caso do craque santista que se machucou com a própria mão. O que fará diferença na sequela da lesão é o pronto-socorro. “A agilidade e um correto atendimento são determinantes nas possíveis consequências”, destaca.

Cerca de 200 mil traumatismos nos olhos acontecem por ano e estão ligados ao esporte. No Brasil, 65% dos traumas oculares acontecem durante o futebol, sendo a bola responsável por metade dos acidentes, seguida da mão (15%) e pé, também com 15%.

Em casos como o de Neymar, de golpe nos olhos, o ideal é aplicar compressa de água fria sem pressionar e logo consultar um especialista. Em acidentes como este e em perfurações, a dica é não colocar nada no olho, nem colírios ou pomadas. “Vale proteger colocando um copo plástico ao redor dos olhos”, ensina o oftalmologista.

Se houver uma pancada, com diminuição da visão, recomenda-se procurar um oftalmologista o mais rápido possível, pois pode ter acontecido um descolamento de retina (a responsável pela formação das imagens e captação de luz), ou um sangramento da íris – o que aconteceu com Neymar.

Acidentes oculares podem ser prevenidos no trabalho e até em alguns esportes, com o uso de óculos especiais e de segurança. Em casa, é bom ficar de olho nas crianças e em objetos perfuro-cortantes, tirando-os do alcance dos pequenos. Com idosos, retire tapetes e tenha barras de proteção nos banheiros.

fonte: caderno dois e opticanet
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella