óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Medicamento para controle da acne pode ser solução para tratamento da doença de Stargardt

Em 26.06.12 às 11:38

Medicamento para controle da acne pode ser solução para tratamento da doença de Stargardt

Um medicamento comumente utilizado para o tratamento da acne pode também ajudar a tratar a doença de Stargardt, uma doença hereditária recessiva autossômica incluída no grupo de doenças maculares degenerativas, que consiste na progressiva perda dos cones na fóvea de ambos os olhos, conduzindo a níveis variáveis de perda da visão central.

Em uma pesquisa realizada na Califórnia, os cientistas injetaram isotretinoína diariamente em ratos com um defeito genético similar àquele presente na doença de Stargardt, também conhecida como degeneração macular juvenil. O medicamento foi capaz de suprimir o acúmulo de pigmentos tóxicos que se acredita sejam responsáveis pela progressão da doença. Os resultados da pesquisa foram publicados na Proceedings of the National Academy of Sciences. Os pesquisadores alertam, no entanto, que mais estudos são necessários antes da liberação da droga para o tratamento da doença. No Brasil, a isotretinoína é vendida sob prescrição, estando disponível na forma de medicamento genérico.

Pesquisas anteriores já haviam identificado o gene causador da doença de Stargardt, o qual foi batizado ABCR. O defeito nesse gene desregula o funcionamento da proteína responsável por eliminar dos fotorreceptores da retina um subproduto normal da visão. O acúmulo desse subproduto, conhecido como all-trans-RAL, provoca o aparecimento da lipofuscina, um pigmento tóxico, na camada celular próxima à retina, afetando as células fotorreceptoras e, conseqüentemente, a visão. Os pesquisadores decidiram testar a isotretinoína por sua conhecida capacidade de inibir, indiretamente, a formação de all-trans-RAL.

Segundo um dos autores do estudo, Gabriel Travis, professor de oftalmologia e bioquímica na Universidade da Califórnia, a isotretinoína seria um tratamento, e não uma cura. Após a bem-sucedida conclusão da fase de estudos com animais, os pesquisadores estão mobilizados para dar início aos estudos clínicos.

A isotretinoína, no entanto, traz consigo um longo histórico de controvérsias. O medicamento já foi associado a diversos relatos de depressão e suicídio, embora nenhuma ligação direta tenha sido comprovada até hoje.

 

Fonte: HealthScoutNews

 

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella