óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Medicamentos podem prejudicar a visão

Em 25.07.12 às 15:36

Medicamentos podem prejudicar a visão

Nossos olhos podem diferenciar entre milhares de cores e ver uma bola de futebol voando pelo ar até atingir o gol. Mas isto somente é possível quando a “câmera” humana está funcionando perfeitamente. É importante saber: um problema ou uma doença do olho nem sempre é a razão pela qual nosso órgão sensorial mais importante algumas vezes não funciona da melhor forma. Diversos medicamentos também podem ter influência direta em nossos olhos.

Os possíveis efeitos colaterais de vários medicamentos incluem: olhos secos, mais sensibilidade à luz, visão desfocada, percepção de espaço alterada ou dificuldades para se acostumar ao passar de um ambiente escuro para um ambiente iluminado. Se você estiver tendo problemas, certamente uma consulta a um médico irá ajudar. Leia a bula do medicamento que vai tomar e jamais pare de tomá-lo sem consultar seu médico. Descreva seus sintomas a ele, quase sempre é possível encontrar outro medicamento alternativo.

Panorama geral:

– Pílula anticoncepcional: Algumas pílulas podem provocar o ressecamento dos olhos. Tais sintomas podem ser aliviados com “lágrimas artificiais”, por exemplo.

– Antibióticos: Alguns antibióticos podem levar a problemas de visão e ardência nos olhos e algumas vezes, a sensibilidade à luz. Em casos muito raros, eles também podem levar a uma descoloração da córnea. Após a conclusão do tratamento com antibiótico, os sintomas desaparecem. Se você estiver tendo estes problemas consulte o seu médico, pois é possível encontrar um medicamento alternativo. Para a sensibilidade à luz, o uso de óculos de Sol é aconselhável.

– Medicamento para alergia: Os colírios antialérgicos frequentemente contêm um anti-histamínico. Eles são muito úteis para a conjuntivite, entretanto eles podem provocar vermelhidão e ardência dos olhos, olhos secos, visão desfocada, sensibilidade à luz e aumento do lacrimejamento. Dica: consulte seu médico para descobrir se existem outros métodos de tratamento.

– Medicamento para hipertensão: Eles são uma benção para todos aqueles que sofrem de pressão alta, mas também podem provocar ressecamento dos olhos. Aqui estão algumas recomendações: Se você estiver fazendo uso desse medicamento e aprresentar efeitos colaterais desagradáveis, entre em contato com um médico.

– Analgésicos: O anti-reumático não-esteróide (NSAR) – que inclui medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno – pode, em casos raros, causar visão desfocada ou visão dupla. Se você sofrer destes sintomas após tomar estes medicamentos, peça que seu médico prescreva um medicamento diferente. Um pequeno número de analgésicos pode fazer com que as pupilas se estreitem. Inicialmente, isso provoca uma dificuldade para enxergar no escuro, nesse caso também, um medicamento diferente é a melhor solução.

Apesar das limitações ou dos efeitos colaterais potenciais que determinados medicamentos podem provocar, não há necessidade alguma para alarme. O seu médico certamente poderá ajudá-lo e os problemas potenciais poderão ser evitados.

Você sabia?
Os medicamentos que contêm cortisona frequentemente são usados para várias infecções do corpo. Durante o tratamento de longo prazo, eles podem provocar várias alterações na visão: aumento na pressão interna do olho e danos posteriores ao nervo óptico; e aumento na velocidade da formação da catarata. O tratamento no curto prazo com medicamentos com cortisona, entretanto, geralmente não provoca qualquer mudança permanente no olho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Zeiss

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella