óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

O que é transplante lamelar de córnea?

Em 03.05.12 às 11:49

O que é transplante lamelar de córnea?
O primeiro órgão a ser transplantado com sucesso na história da medicina foi a córnea. O mérito coube ao oftalmologista austríaco Edward Zirm, em 1905. Embora a cirurgia tenha registrado grandes avanços ao longo do último século, a técnica mais comum hoje em dia ainda é bastante invasiva.
Ela exige que se removam 80% do diâmetro da córnea do receptor e que se troquem todas as camadas do órgão. A remoção da mais profunda delas, o endotélio, é o procedimento que apresenta o maior risco de rejeição – 30% dos pacientes submetidos a um transplante perdem a nova córnea por causa disso. Foram desenvolvidas duas maneiras de evitar essas complicações. Uma delas é o transplante lamelar anterior.
Trata-se do implante da córnea sem o endotélio. Essa técnica é recomendada, sobretudo aos portadores da doença ceratocone. As vítimas desse mal apresentam uma deformidade na córnea que, aos poucos, leva à cegueira.
Com a nova técnica, é possível que elas recuperem até a capacidade visual com menor risco de rejeição. A outra inovação é o transplante lamelar posterior. Indicada para doenças que afeta o endotélio, a nova técnica não elimina o risco de rejeição, mas diminui o risco de alto astigmatismo.
Fonte: Centro de Oftalmologia de Vitória – Escrito por Fernando Moro
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella