óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Óculos não-convencionais

Em 15.04.11 às 15:18

Incrivelmente, o primeiro utensílio acoplado em frente aos olhos para protegê-los dos raios do sol remonta à pré-história. Eram feitos de madeira, osso ou marfim e nem sequer usavam vidros (lógico), mas ainda assim são consideradas os primeiras óculos de sol usados pelo homem. Simples e funcionais, sua invenção é devida ao talento de um povo que sobrevive a um dos climas mais extremos do planeta: os Esquimós.

Óculos não-convencionaisOs acessórios mais antigos que remetem aos óculos estão vinculados à história dos equimós. Não que eles tenham geneticamente uma tendência maior a problemas visuais, mas é que o clima ártico é um local favorável para desenvolver doenças nos olhos, por causa da atmosfera clara, alto grau de radiação ultravioleta e o grande poder refletor da neve facilita a chegada direta dos raios do sol aos olhos.

Então, por questões relativas ao ambiente em que vivem, a necessidade fez com que criassem óculos artesanais que os protegessem da luminosidade ambiental. De qualquer forma, apesar de tudo estudiosos asseguram que esse antigo modelo tem algumas vantagens sobre as modernas. Por exemplo, ao não serem feitos com cristal, nem embaçam e tampouco congelam. Hum… esse tipo de problema não nos afeta aqui, não?!

No entanto, o mais bacana de tudo isso é que, o princípio dos óculos dos homens das neves ainda é ensinado em cursos de sobrevivência, pois se visse de repente imerso em um clima propenso a provocar cegueira das neves, não seria complicado fabricar o modelo com o uso de papelão, plástico ou qualquer outro material. Até a NASA estudou estes óculos e desenvolveu fórmulas para saber quantos milímetros de abertura para os olhos devem ter, levando em conta a luminosidade existente, a distância, etc. Esse estudo você encontra no site da NASA, em inglês.

Fonte: British Museum/MDIG
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella