óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Óculos sem filtro podem prejudicar visão

Em 03.12.12 às 10:28

Óculos sem filtro podem prejudicar visão

Usar óculos escuros que não tenham proteção contra os raios ultravioleta é pior do que não usar nada para proteger os olhos sob o sol. O assunto é pertinente, mas a aproximação do período de férias exige também cuidados com a saúde dos olhos. Os óculos sem o filtro só facilitam a ação dos raios solares. No escuro, as pupilas dilatam, facilitando a entrada de radiação.

“Os óculos, quando só escurecem e não protegem, colocam o olho em maior risco”. afirma o oftalmologista Paulo Augusto de Arrufa Mello. Enquanto o uso de filtros para a pele se tornou regra nas férias, tempo em que muitos passam o dia em praias, piscinas, parques; os olhos ainda sofrem os efeitos nocivos do sol atrás de óculos escuros de má qualidade. Já se sabe que o abuso do sol pode ser uma das causas de pelo menos três doenças oculares – a catarata, as maculopatias e tumores nas pálpebras e na retina-, todas elas causadoras de cegueira.

Pessoas com intensa exposição ao sol sem proteção tem 60% mais chance de ter catarata. Para alguns especialistas, o sol também está “envolvido” nas possíveis causas da presbiopia, a vista cansada, que afeta todas as pessoas geralmente a partir dos 40 anos de idade. Segundo o oftalmologista Nilton Kara José, estudos apontam que os moradores de países próximos da linha do Equador, onde há maiores níveis de radiação solar, desenvolvem mais esses problemas. “A regra é sempre usar os óculos com proteção”. afirma.

O olho é muito semelhante a uma câmera fotográfica. A córnea e o cristalino fazem parte do “conjunto de lentes”. Já a retina pode ser comparada ao filme, onde a imagem vai ser registrada. Enquanto a catarata e a presbiopia afetam uma das lentes, o cristalino, as maculopatias atingem a mácula, área da retina que percebe os detalhes.

O Brasil tem anualmente 480 mil casos novos de catarata. Outros dois problemas tem relação direta com a intensa exposição ao sol sem proteção e podem prejudicar a visão: a fotoceratite e o pterígio. O primeiro é uma inflamação da córnea ligada ao ressecamento causado pelo sol – a lente precisa estar sempre lubrificada. O segundo, um espessamento da conjuntiva (membrana transparente na frente do olho) em forma de asa. “É uma forma de defesa contra o ressecamento”, afirma o oftalmologista Paulo José Cardoso.

De acordo com os médicos, as cores das lentes não influem na proteção, podem apenas garantir uma sensação de conforto. O filtro, se a lente for de cristais, é feito de micropartículas. Em lentes acrílicas, é uma película. De acordo com Kara José, a neve, a água e a areia, nessa ordem, são as superfícies mais reflexivas. Daí a necessidade de maior cuidado. A neve reflete 85% dos raios ultravioleta. As lentes de contato com filtro, afirma, não oferecem proteção total. Outra dica: lentes que clareiam e escurecem de acordo com o ambiente podem perder o efeito.

Poucos consultórios particulares e hospitais oferecem hoje uma aparelho que verifica se os óculos têm a proteção garantida no selo. A recomendação para evitar as falsificações é recorrer a boas óticas e boas marcas. “Recomendamos evitar a compra em camelôs”, afirma o oftalmologista Milton Yogi.

Outro problema comum em óculos de sol de má qualidade são as aberrações das lentes, que obrigam o olho a estar constantemente buscando uma acomodação. São irregularidades que distorcem imagens e até a presença desavisada de grau. As consequências, pelo menos, não são graves: dores de cabeça. cansaço e desconforto.

Fonte: Folha de São Paulo

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella