óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Período de verão e férias exige mais cuidados com os olhos

Em 07.12.12 às 10:53

Período de verão e férias exige mais cuidados com os olhos

Os ambientes frequentados durante o período de verão e férias são, na maioria das vezes, mais agressivos aos olhos. Por isso, quem está pensando em ir à praia, a shows, tomar banho de piscina, dentre outros programas típicos dessa época, deve ter mais cuidado.

A exposição excessiva ao sol, à claridade e à areia, por exemplo, pode provocar irritações, aumento da sensação de olho seco, vermelhidão, crescimento de carnosidade para quem já tem pterígio, dentre outras reações. Lugares aglomerados também podem ser mais propensos ao contágio da conjuntivite. “As pessoas devem evitar coçar os olhos e devem manter as mãos sempre limpas. Higiene é a principal forma de evitar problemas”, diz a oftalmologista Ceres Kreimer.
Outras dicas da médica são: usar sempre óculos escuros, que protegem os olhos dos raios UVA e UVB e também de elementos como a areia; ter sempre em mãos colírios de lágrima artificial; utilizar boné, chapéu ou sombrinha; e evitar a exposição solar, principalmente no período das 10h às 15h.

Segundo Ceres Kreimer, pacientes que se expõem muito ao sol forte, ao longo dos anos, têm mais risco de ter uma catarata precoce. A elevada exposição aos raios solares também pode causar doenças específicas da retina, como a maculopatia solar (nas exposições diretas e por curto período de tempo) e a degeneração macular (após anos de exposição à luz do sol).

Lentes de Contato

As pessoas que fazem uso de lentes de contato podem desenvolver quadros alérgicos, inflamatórios e infecciosos. Por isso, quanto mais cuidado se tiver, menores são as chances de problemas. Nesse período de verão e férias, a atenção deve ser redobrada.

Ao ir à praia, deve-se ter cuidado com areia e excesso de vento. Já nos banhos de piscina, mar, rio ou similares, as lentes devem ser retiradas pelo risco de perda e, principalmente, de contaminação. “Há algumas complicações sérias, de infecções oculares gravíssimas, como úlceras causadas por um tipo de ameba, chamada acanthamoeba, que podem atingir pessoas que tomam banhos de piscina com lentes de contato”, explica a oftalmologista.

Em locais de multidão, deve-se evitar coçar os olhos ou tocar neles sem uma higiene prévia das mãos. “Higiene é fundamental, desde a higiene corporal, até a higiene do estojo onde as lentes são armazenadas e do local onde elas são manuseadas”, diz.

A médica orienta que se deve evitar dormir com as lentes e utilizar sempre colírios lubrificantes, principalmente nessa época. Além disso, é importante respeitar o esquema de uso recomendado, para que se faça a troca ou reposição no prazo devido. “O tempo de uso deve ser estabelecido pelo médico oftalmologista após completa avaliação do seu paciente, pois alguns pacientes precisam seguir esquema diferente do indicado pelo fabricante da lente”, afirma Ceres.

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto de Olhos do Recife

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella