óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Por que acordamos com os olhos inchados?

Em 15.05.12 às 10:36

Por que acordamos com os olhos inchados?

Nosso organismo produz o líquido extracelular. A substância transparente, que tem função de levar nutrientes e oxigênio às células, é distribuída de acordo com a posição do corpo. Ao deitarmos, se espalha, concentrando-se principalmente na região dos olhos. Por isso, ao acordarmos após algumas horas de sono, as pálpebras e, às vezes, o rosto todo estão inchados.

Se dorme de lado, é possível que a parte da face sobre o travesseiro amanheça com volume maior, pois o líquido vai se acumular nessa parte. Mas não se preocupe, os movimentos que faz ao longo do dia e a força da gravidade ajudam a distribuí-lo novamente pelo corpo.

Quem costuma passar muito tempo sem levantar da cadeira pode ter acúmulo da substância nas coxas e no bumbum. Por outro lado, os pés daqueles que ficam várias horas sem sentar também podem inchar pelo mesmo motivo. O inchaço varia de acordo com cada organismo; pessoas com doenças cardíacas, circulatórias ou nos rins podem tê-lo com mais frequência por causa da dificuldade em eliminar líquidos pela urina.

Olheiras

As olheiras são manchas escuras na região abaixo dos olhos. Em geral, surgem quando a pele é fininha, os vasos sanguíneos estão dilatados e há pouco líquido extracelular na área. A causa pode ser genética; é comum em pessoas com descendência árabe, por exemplo. Entretanto, existem outros fatores, como dormir pouco, ingerir bebidas alcoólicas e estresse. Para diminuí-las, além de cremes (indicados pelo médico), pode-se usar rodelas de pepino gelado como nos filmes – ou compressas de água gelada.

Cor dos olhos depende da quantidade de melanina

A cor dos olhos é determinada pela genética e quantidade de pigmento na íris (parte colorida). A melanina, substância que dá cor à pele e pelos, além de ser nossa proteção natural contra a radiação solar, também é a responsável pela cor dos olhos. São claros quando possuem pouca quantidade de melanina; já os de coloração escura têm bastante.

Para proteger e diminuir a sensibilidade à luz (principalmente os olhos azuis e verdes) é importante usar óculos escuros desde a infância. Especialistas  recomendam colocá-los mesmo em dias nublados. Esse hábito pode prevenir doenças provocadas pela exposição excessiva ao sol, como catarata (a maior causa de cegueira no Brasil e no mundo) e degeneração macular, na qual a mácula (parte central da retina, membrana responsável pela formação das imagens que enxergamos) perde a função.

Doenças comuns

A conjuntivite é doença comum que atinge os olhos, deixando-os vermelhos e irritados. É inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte branca do globo ocular. Pode ser causada por vírus, bactéria (tipos contagiosos) ou reações alérgicas. Em geral, dura de uma semana a 15 dias. Nesse período, tem de evitar levar as mãos aos olhos e compartilhar objetos pessoais.

O terçol (parece uma espinha) é inflamação que atinge as glândulas das pálpebras. Indica-se compressa de água morna para amolecer a secreção e expeli-la. Já o chamado olho seco é causado pela poluição, poeira e frequente exposição ao ar-condicionado. Os sintomas são desconforto, secura e vermelhidão. Para tratá-lo, o médico receita colírio lubrificante.

Lágrima protege

A lágrima serve para manter os olhos limpos e saudáveis, protegendo-os contra bactérias e poeira. É composta por sal, água, proteínas, muco e gordura. Toda vez que piscamos, o organismo fabrica um pouquinho da substância, que se espalha pelo globo ocular e é levada ao nariz por pequenos canais (sem que se perceba). Quando entopem, as lágrimas saem em grande quantidade.

No entanto, o responsável pelo choro quando estamos tristes ou com dor é o sistema nervoso central, que envia ordem aos neurônios para aumentar a produção de lágrimas. Sua fabricação não para, mas diminui quando dormimos. É por isso que o olho resseca e forma no cantinho remela (ou ramela; as duas formas estão certas).

Saiba mais

Ao espirrar o cérebro manda mensagem para o corpo, que responde com o reflexo de fechar os olhos. É reação involuntária (acontece sem que a gente tenha vontade). Se ficassem abertos, poderíamos machucar os tímpanos (membranas que auxiliam a audição), por causa da forte pressão.

No século 2, o óculos passou a proteger os olhos dos raios solares. Depois, descobriu-se que o polimento deixava o vidro com a capacidade de aumentar as letras quando colocado sobre textos.

Um dos registros mais antigos sobre o óculos é o texto do filósofo chinês Confúcio, publicado há 2.500 anos. As lentes eram de cristal ou vidro sem transparência. Serviam como enfeite e símbolo de poder.

Fonte: Portal Opticanet

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella