óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Problemas oculares em crianças são de difícil identificação

Em 05.09.12 às 10:54

Problemas oculares em crianças são de difícil identificação

Doenças somente são percebidas pelos pais quando estão em estágio avançado. A avaliação oftalmológica deve ser feita aos três e aos sete anos de idade

Problemas visuais em crianças entre três e quatro anos são de difícil identificação. A criança não sabe o que é enxergar perfeitamente e, por esta razão, nem sempre vai comentar suas dificuldades com os pais. Estes devem estar atentos e levar seus filhos ao oftalmologista em, pelo menos, dois momentos: aos três e aos sete anos. A consulta pode levar ao diagnóstico de doenças que somente seriam descobertas num estágio avançado.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 7,5 milhões de crianças em idade escolar sejam portadoras de algum tipo de deficiência visual. Destas, 25% apresentam sintomas; os outros 75% necessitam de testes específicos da visão para identificar o problema. “É fundamental que toda criança seja examinada por um oftalmologista, pois só assim podemos modificar as estatísticas”, afirma Amaryllis Avakian, coordenadora do Setor de Catarata do Hospital das Clínicas/FMUSP. Também é importante que os pais observem mudanças de comportamento da criança, como colocar um livro ou uma revista muito perto ou longe dos olhos; reclamações constantes de dores de cabeça ou forçar a vista para enxergar.

De acordo com números publicados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), baseados nas campanhas de Triagem Visual dos projetos Bem Brasil e Olho no Olho, aproximadamente 20% dos escolares apresentam alguma alteração ocular e 10% dos alunos do ensino fundamental necessitam de correção óptica por serem portadores de erros de refração.

Os problemas de visão mais comuns em crianças são a hipermetropia, a miopia, astigmatismo, estrabismo, a ambliopia (o chamado olho preguiçoso), a conjuntivite e a catarata congênita. Segundo Amaryllis Avakian, a maioria das disfunções pode ser corrigida, desde que os pais levem seus filhos ao oftalmologista ainda quando pequenos. Acidentes domésticos devem ser prevenidos. Facas, tesouras e quaisquer outros objetos pontiagudos ou cortantes precisam ser mantidos fora do alcance das crianças. Panelas quentes podem causar queimaduras, produtos de limpeza, alergias, e batidas na quina da mesa, furo nos olhos.
Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella