óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Tratamento com Células – tronco pode ajudar na recuperação da visão

Em 30.06.10 às 09:37

O tratamento com células – tronco já teve resultado na Itália onde  recuperou visão de pessoas com queimaduras graves.

Tratamento com Células - tronco pode ajudar na recuperação da visãoPela primeira vez, cientistas comprovaram, num estudo de dez anos, que o tratamento com implante de células-tronco, retiradas do próprio paciente, faz cegos voltarem a enxergar. A técnica foi um sucesso em 77% de 112 voluntários. Dos 107 olhos tratados, 82 foram completamente recuperados, e 14 outros parcialmente.

Um dos participantes da pesquisa, feita por cientistas do Centro de Medicina Regenerativa Stefano Ferrari, da Universidade de Modena, na Itália, tem 80 anos e teve perda de visão aos oito anos, com prejuízo grave em ambos os olhos. Em todos os casos, os danos à córnea foram causados por substâncias químicas e fontes de calor. A pesquisa abre caminho para o desenvolvimento de novas terapias contra a cegueira.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), as queimaduras representam de 7% a 10% dos acidentes nos olhos no Brasil. Na pesquisa italiana, publicada na revista científica “New England Journal of Medicine”, a equipe aplicou células-tronco retiradas do limbo (a membrana situada entre a córnea e a esclera, a parte branca do olho) de partes do olho ainda saudável do paciente.

Em seguida, elas foram cultivadas em laboratório e enxertadas na córnea doente para estimular a regeneração. Alguns receberam mais de um implante.

A técnica foi realizada pela primeira vez em 1998, e já foi aplicada em 252 voluntários.

– O tratamento proporcionou efeito por pelo menos dez anos – afirmou Graziella Pellegrini, que participou do estudo. – Mesmo quando o efeito não foi completo, ele aliviou sintomas como a sensibilidade à luz e a dor nos olhos. De qualquer maneira, os participantes tiveram alguma melhora. E muitos disseram que estavam vivendo um milagre.

Os pacientes com ferimentos superficiais foram capazes de voltar a enxergar num período de até dois meses depois do tratamento. E os médicos ainda identificaram quais os tipos de células-tronco funcionaram melhor em cada caso.

Na opinião do oftalmologista Ivan Schwab, da Universidade da Califórnia, que não participou da investigação, este é o mais longo e o maior estudo desse tipo: “É um sucesso estrondoso”

Há estudos em curso no Brasil

Nas situações em que ambos os olhos estavam danificados, as células-tronco foram retiradas de uma parte preservada do limbo. Algumas dessas pessoas chegaram a passar por várias operações, sem sucesso, antes de iniciar o tratamento experimental.

Outra alternativa é receber um transplante de células-tronco de cadáver, porém o paciente terá que tomar drogas para evitar a rejeição, o que também é um risco.

No Brasil, há protocolos de pesquisa semelhantes para esses casos, como, por exemplo, no Instituto Penido Burnier, em Campinas. Mas aqui o procedimento é feito com o implante de células-tronco extraídas da membrana amniótica, a parte interna da placenta, diz o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto.

O médico explica que as células da membrana amniótica se diferenciam e formam novos tecidos na superfície dos olhos, e têm propriedade anti-inflamatória e cicatrizante.

Segundo o especialista, a técnica recupera até 70% dos casos de queimaduras oculares, inclusive as provocadas pelo contato com produtos como soda cáustica, cal e amônia. E ela ainda pode ser aplicada na reconstrução de pálpebras, para eliminar inflamação pós-cirúrgica de pterígio (o espessamento da conjuntiva), de tumores, em ceratoconjuntivite, penfigoide (uma doença auto-imune que ataca a mucosa dos olhos) e nos casos de uma alergia ocular conhecida como Stevens-Johnson, que pode deixar cicatrizes na córnea.

As queimaduras nos olhos ocorrem com uma maior frequência em homens que trabalham em ambientes industriais, sem o uso de óculos de proteção, especialmente na faixa etária de 20 anos a 40 anos.

fonte: o globo e opticanet
Related Posts with Thumbnails





2 Comments | Comment »

  1. nadia miranda comentou:
    Em 2-13-2011 às 22:33
    Reply

    gostaria de saber se já existe algum tipo de recuperação de viaão p/ quem teve o nervootico atrofiado devido a um tumor de hipofise.

    • Óculos Blog comentou:
      Em 3-8-2011 às 12:18
      Reply

      Olá Nádia!!!

      A resposta mais confiável é aquela obtida por um especialista no assunto. Procure um médico oftalmologista especializado nesta área, assim você se sentirá mais segura.

      Boa sorte!!!

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella