óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Viagens espaciais podem causar cegueira a astronautas

Em 26.04.12 às 11:15

Viagens espaciais podem causar cegueira a astronautas

Aumento de pressão na região da cabeça pode causar danos ao nervo óptico. Imagens mostram a córnea achatada após viagem espacial
Astronautas têm mais chances de ficar cegos. É o que diz um estudo conduzido por Larry Kramer, da Texas Medical School, nos Estados Unidos. De acordo com o pesquisador, viagens espaciais causam danos aos tecidos do olho, podendo levar até mesmo à cegueira.


Vinte e sete pessoas, que estiveram no espaço por mais ou menos 108 horas, passaram por um exame de ressonância magnética. O resultado foi espantoso: do total, quatro estavam com o nervo óptico inchado, três deles apresentavam ranhuras na membrana do nervo e seis estavam com a curvatura da córnea achatada.


Sintomas semelhantes definem a condição médica denominada “hipertensão intracraniana idiopática”, causada pelo aumento de pressão no crânio, e que pode levar à perda total da visão. Sabe-se que a ausência de gravidade aumenta a circulação de sangue na região da cabeça. Portanto, de acordo com Kramer, a doença e os sintomas apresentados pelos astronautas podem sim apresentar uma relação.


O possível risco à visão provocado pelas viagens espaciais colocou a comunidade científica em alerta. Jason Krig, da Embry-Riddle Aeronautical University, na Flórida, questiona o quão deteriorados ficarão os nervos ópticos dos astronautas que participarem de missões de exploração a Marte, que podem ter uma duração de até três anos.

Fonte: Portal Tecmundo.com.br

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella