óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Você sabe a diferença entre a Optometria e a Oftalmologia?

Em 17.06.10 às 13:28

Para explicar de uma forma bem simplificada a AOOSP (Associação de Ópticos, Optometristas e casas de Ópticas de São Paulo) fez um documento ilustrativo e educativo para diferenciar as duas profissões tão confundidas: a Optometria e a Oftalmologia. Existem várias discussões e confiltos entre as categorias que não se entendem no âmbito profissional. Na verdade, existe um “abismo” entre as profissões, alimentado pela ignorância e pela falta de interesse de algumas classes em querer diferenciar tais funções.

A Optometria trabalha fora do “órgão globo ocular”, focado no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão “de perto” e aplica exercícios ortópticos, que não são doenças, são defeitos da visão. A Optometria não trata ou cura o “órgão globo ocular” (competência da medicina), não faz diagnósticos de doenças, não receita medicamentos. Cabe ao Optometrista emitir fórmula para óculos (vulgo “receita”), que não são remédios, afinal,óculos não são ingeridos ou injetados. Não tem contra-indicação, não faz mal a saúde.

Essas semelhanças e a ignorância sobre o assunto acabam aumentando as discriminações que a categoria sofre, aumenta as investidas do Ministério Público e o descaso das Vigilâncias Sanitárias e demais autoridades por desconhecerem uma profissão legal Optometria que veio somar para a inclusão social.

A Oftalmologia sem seus equipamentos é Optometria. Por isto, não podem deixar de ter equipamentos médicos oftalmológicos em consultórios. O cliente paga uma consulta médica especializada para prevenir doenças do “órgão globo ocular” e certificar-se que esteja gozando de boa saúde.

A função do OPTOMETRISTA possui formação reconhecida pelo Ministério da Educação, é regulamentada pelo Ministério do Trabalho,  e finalmente só é contra quem nunca foi atendidopor um OPTOMETRISTA.

fonte: redação opticanet
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 1.9/5 (7 votes cast)
Você sabe a diferença entre a Optometria e a Oftalmologia?, 1.9 out of 5 based on 7 ratings
Related Posts with Thumbnails





2 Comments | Comment »

  1. Elaine comentou:
    Em 10-28-2010 às 11:09
    Responder

    Quero trabalhar na area de oculos e preciso fazer um curso (Optometria), além de receber informativosnessa area.
    Preciso de informações sobre cursos na cidade do Rio de Janeiro
    Obrigada!
    Elaine

    • Óculos Blog comentou:
      Em 2-23-2011 às 14:21
      Responder

      Olá Elaine, consulte como referência os cursos oferecidos pelo Senac…costumam ser muito eficientes.

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2013 All rights reserved     by Daniella