óculos no twitter
óculos twitter
Siga o @oculosblog, o maior Blog de Óculos do Brasil! Fique ligado nas promoções e novidades pelo Twitter! =)
Óculos de Grau
Escolha seu Estilo
Confira os modelos de óculos de grau que estão inovando esta geração! Agora óculos é moda, mais um acessório do dia a dia.
Óculos de Sol
Unindo Beleza e Saúde
Os melhores Blogs de Óculos de Sol juntos para você! Selecione a marca e conheça a moda dos modelos de óculos de sol.
Óculos
Informações Adicionais
Artigo exclusivo sobre saúde ocular para você que quer deixar de ser leigo quando o assunto for óculos!

Segundo pesquisa, brasileiros não cuidam bem dos olhos

Em 14.09.12 às 11:52

Segundo pesquisa, brasileiros não cuidam bem dos olhos

Sociedade médica divulga dados de pesquisa IBOPE e lança campanha de conscientização durante congresso de oftalmologia

50 milhões de brasileiros acima de 16 anos de idade nunca foram ao oftalmologista e 66% dos entrevistados desconhecem que o glaucoma não tem cura.

A doença é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Durante o Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lança um alerta para médicos e pacientes: o número de pessoas com perda da visão pelo glaucoma pode triplicar no Brasil nos próximos anos. A constatação é resultado de uma pesquisa IBOPE encomendada pela SBG que ouviu mais de duas mil pessoas em todas as regiões do País.

O evento será realizado entre os dias 12 e 15 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. Também serão divulgados para os mais de 3.700 médicos oftalmologistas participantes os principais resultados da pesquisa como: 1/3 dos brasileiros nunca foi ao oftalmologista e, como consequência, há um grande desconhecimento sobre o glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

Diante dos resultados preocupantes, durante o evento, a SBG lança a campanha nacional “Cuidado com o Glaucoma” que visa alertar as pessoas para o diagnóstico e tratamento precoce da doença que se não tratada corretamente, evolui para perda total da visão de forma gradativa. O glaucoma acomete 2% da população brasileira acima dos 40 anos, cerca de 1 milhão de pessoas e é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Além disso, a entidade busca incentivar a consulta ao especialista pelo menos uma vez ano para possibilitar o diagnóstico precoce e reduzir o avanço da doença no Brasil.

Toda a comunicação chama a atenção para as pessoas acima de 40 anos, principal alvo da campanha e para a importância de buscar informação junto ao oftalmologista. “É muito comum com o avançar da idade, as pessoas considerarem que mudanças sentidas na visão fazem parte do processo de envelhecimento. Isso é um perigo e pode retardar o diagnóstico de doenças degenerativas como o glaucoma, que levam à cegueira. Com o aumento da expectativa de vida, a perda da visão pode representar um impacto significativo para a vida destas pessoas, impacto este que poderia ser evitado”, finaliza o médico.

Fonte: Assessoria de Comunicação SBG

Related Posts with Thumbnails





0 Comments | Comment »

Comment

Nota: Seu email não será publicado.


A cópia do conteúdo ou imagens é totalmente permitida apenas se colocado a fonte com o link de nosso blog.     Copyright Oculos.blog.br © 2009 All rights reserved     by Daniella